quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

MARCA - ETERNA OU PASSAGEIRA?




Desculpe a demora em fazer um novo post, mais a minha vida está uma correria só, mas tirei um tempinho para fazer esse pequeno texto.

Definitivamente se define a empresa pela sua marca, ela demonstra se a empresa é clássica, moderna ou contemporânea, geralmente também pode identificar o segmento da mesma.

Mas há sempre uma dúvida que paira no ar, a marca tem prazo de validade???
Algumas empresas aderem a idéia que a marca deve ser "ETERNA", passando com isso a idéia de ser confiável, podendo passar 10, 20, 30 anos e o seu produto de confiança continua lá, sempre fiel.

A Coca Cola, Fermento Royal, PETROBRAS, entre outras usam esse artifício de ser um produto confiável, fazendo ao longo dos anos propagandas que sempre ficam mais modernas e inovadoras, mas mantendo as marcas originais presente a tanto tempo que se tornam parte do nosso dia a dia.

Outras empresas, preferem uma outra forma de trabalhar, essa forma consiste em remodelar ou até mesmo mudar radicalmente as marcas de tempos em tempos, dando assim um "UP" todas as vezes que relançam suas marcas.

As empresas que usam essa idéia são: Pepsi, Microsoft, e a maioria das marcas de cervejas. Elas atacam a mídia todas as vezes que modificam a cara da empresa, com anúncios na TV, Rádio e principalmente na internet, promovendo grandes promoções para mostrarem a novidade da marca.

Bem, as duas têm seus prós e contras, mas as duas mostram o valor que a marca tem nos negócios. Você pode escolher uma ou outra, com tanto que ela se adéqüe a sua empresa.

E aí, qual o tipo de marca que você escolhe?

Junior

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Trabalhos Publicados (Convite de Casamento)


Bem, como foi prometido, vou mostrar alguns trabalhos como: logomarcas, panfletos, cartazes, convites entre outros...

Eu, começo com um trabalho que me deu muito orgulho de fazer, pelo respeito e carinho que eu tenho por duas pessoas, que são sem igual, Carol e Alex Fiel, quando soube do casamento, fiz questão de me comprometer em fazer o convite de casamento, e fiz com tanto prazer e satisfação, que eu acho que transpareceu no convite.

Explicando um pouco do convite, ele fechado, mostra as iniciais dos dois, nada mais que isso, achei que deu um toque sofisticado e leve, com a cor prata no papel fosco, reforçou ainda mais essa minha idéia.

Ele aberto, mostra todo o amor e carinho que um sente pelo outro, fotos que eles estavam tão, mais tão felizes que o convite bastava ter as imagens dos dois para falar por si só. Com letras em prata no papel fosco, ficou atrativo à leitura, por ser um texto sucinto e direto.

Não poderia começar mostrando os meus trabalhos melhor!!!

Junior

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

LOGOMARCA X LOGOTIPO - QUAL É O CORRETO???



Alguns falam em logomarca. Outros falam em logotipo. Qual a diferença?

Basicamente, logomarca é quando se cria uma marca, um símbolo. Não importa se para empresa ou indivíduo. Se você puxar pela memória, vai lembrar que o cantor Prince numa determinada época deixou de ser Prince. Virou um símbolo, uma logomarca.

Logotipo, embora tenha a mesma função de identificação que a logomarca, é a representação da logomarca apenas em tipologia. É um símbolo, no fim das contas, mas só com letras. Coca-Cola é um logotipo. Shell, o da concha, é uma logomarca. Fácil entender. Isso, contudo, é besteira. No dia-a-dia, poucos entendem assim ou se preocupam com isso. Inclusive, se estabeleceu por forças ocultas do trabalho que logotipo é o nome da empresa, um produto ou uma marca, que se identifica graficamente por um determinado tipo de letra ou grafismo. No dia-a-dia, dificilmente se fala em logomarca. O atendimento ou o cliente pedem para a agência criar um logotipo. Não tem diferença para eles a definição. Nem pra você. Ao criar uma logomarca ou logotipo você precisa ter outras preocupações.
Fonte: Direção de Arte em Propaganda - Newton César

Fato é que existem logomarcas sem tipos (letras) e portanto não caberia chamar estas de logotipo. Para evitar a discussão passei a chamá-las simplesmente de Logo e agora não desagrado mais ninguém.

O tempo passou e já vi gente batendo o pé que a palavra logomarca é errada. Sempre ouvi atentamente as mais diversas opniões sobre o assunto, mas nunca realmente me importei com a polêmica criada.

Logotipo ou logomarca, o importante é que cumpra seu papel identificar de forma eficaz a pessoa ou organização por trás daqueles símbolo.

Um abraço, Junior

domingo, 18 de outubro de 2009

O QUE VAI TER NO BLOG


Trabalhando em criações para impressão gráfica e para outras mídias, ao longo desses oito anos, construí uma carteira de clientes, que vão da CD CLUB, STUDIUM DANÇAS, DM LABORATÓRIO, CIMAVEL... e pequenas empresas que precisão de um trabalho mais simples como uma logomarca apenas ou um panfleto que dê resultados para vender a sua marca.

Independente do tamanho da sua empresa, aqui você encontra a solução ideal, para dar os resultados que você espera para dar um UP na sua empresa. Ao longo dos próximos posts, vou mostrar alguns dos meus trabalhos, para que conheçam melhor o que eu ofereço.

Além de discutir algumas idéias de publicidade que vem a tona em sites, e algumas revistas especializadas com a “ESPM” que discuti e abrange todos os assuntos sobre o Design e Publicidade.

Um abraço, Junior

O INÍCIO DE TUDO!!!


Bom, começou quando eu fui pra ARAGRAF, aprendi tudo que eu sei a respeito de design gráfico lá, fiz alguns cursos de design em publicidade e outros de CorelDRAW, mas a vivência a realidade e a experiência de ser um design, só vivendo em gráfica, com clientes que não tem nem idéia de que propaganda realizar ou até mesmo com grandes agências que nos ensinam como coordenar grandes campanhas, e como nos mostra que às vezes para o trabalho sair mais bonito ele tem que ser o mais leve possível.
Bom essa é uma pequena introdução de como começou a minha carreira de design.
Junior