quinta-feira, 19 de novembro de 2009

MARCA - ETERNA OU PASSAGEIRA?




Desculpe a demora em fazer um novo post, mais a minha vida está uma correria só, mas tirei um tempinho para fazer esse pequeno texto.

Definitivamente se define a empresa pela sua marca, ela demonstra se a empresa é clássica, moderna ou contemporânea, geralmente também pode identificar o segmento da mesma.

Mas há sempre uma dúvida que paira no ar, a marca tem prazo de validade???
Algumas empresas aderem a idéia que a marca deve ser "ETERNA", passando com isso a idéia de ser confiável, podendo passar 10, 20, 30 anos e o seu produto de confiança continua lá, sempre fiel.

A Coca Cola, Fermento Royal, PETROBRAS, entre outras usam esse artifício de ser um produto confiável, fazendo ao longo dos anos propagandas que sempre ficam mais modernas e inovadoras, mas mantendo as marcas originais presente a tanto tempo que se tornam parte do nosso dia a dia.

Outras empresas, preferem uma outra forma de trabalhar, essa forma consiste em remodelar ou até mesmo mudar radicalmente as marcas de tempos em tempos, dando assim um "UP" todas as vezes que relançam suas marcas.

As empresas que usam essa idéia são: Pepsi, Microsoft, e a maioria das marcas de cervejas. Elas atacam a mídia todas as vezes que modificam a cara da empresa, com anúncios na TV, Rádio e principalmente na internet, promovendo grandes promoções para mostrarem a novidade da marca.

Bem, as duas têm seus prós e contras, mas as duas mostram o valor que a marca tem nos negócios. Você pode escolher uma ou outra, com tanto que ela se adéqüe a sua empresa.

E aí, qual o tipo de marca que você escolhe?

Junior

2 comentários:

  1. Amooor, estava passeando pelos blogs por ai, vi um post e lembrei do seu post sobre a marca da coca cola...
    http://brogui.mtv.uol.com.br/2009/11/08/a-historia-da-coca-cola/
    Mostrando a evolução das garrafas, mas a logo sempre a mesma =)
    Ahhh, gostei muuuuito do banner!!

    ResponderExcluir
  2. Nos ultimos meses tenho lido muita coisa sobre "branding" e me interessado pelo assunto. Mas é isso aí, continue atualizando o seu blog.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir