Alguns falam em logomarca. Outros falam em logotipo. Qual a diferença?
Basicamente, logomarca é quando se cria uma marca, um símbolo. Não importa se para empresa ou indivíduo. Se você puxar pela memória, vai lembrar que o cantor Prince numa determinada época deixou de ser Prince. Virou um símbolo, uma logomarca.
Logotipo, embora tenha a mesma função de identificação que a logomarca, é a representação da logomarca apenas em tipologia. É um símbolo, no fim das contas, mas só com letras. Coca-Cola é um logotipo. Shell, o da concha, é uma logomarca. Fácil entender. Isso, contudo, é besteira. No dia-a-dia, poucos entendem assim ou se preocupam com isso. Inclusive, se estabeleceu por forças ocultas do trabalho que logotipo é o nome da empresa, um produto ou uma marca, que se identifica graficamente por um determinado tipo de letra ou grafismo. No dia-a-dia, dificilmente se fala em logomarca. O atendimento ou o cliente pedem para a agência criar um logotipo. Não tem diferença para eles a definição. Nem pra você. Ao criar uma logomarca ou logotipo você precisa ter outras preocupações.
Fonte: Direção de Arte em Propaganda - Newton César
Fato é que existem logomarcas sem tipos (letras) e portanto não caberia chamar estas de logotipo. Para evitar a discussão passei a chamá-las simplesmente de Logo e agora não desagrado mais ninguém.
O tempo passou e já vi gente batendo o pé que a palavra logomarca é errada. Sempre ouvi atentamente as mais diversas opniões sobre o assunto, mas nunca realmente me importei com a polêmica criada.
Logotipo ou logomarca, o importante é que cumpra seu papel identificar de forma eficaz a pessoa ou organização por trás daqueles símbolo.
Um abraço, Junior
Nenhum comentário:
Postar um comentário